14
Jan
Google compra a Nest Labs por 3.2 mil milhões de dólares
por Pedro Ivo Faria Nest LOAbs , Google , Tony Fadell , Matt Rogers
Numa acção inesperada a Google anunciou que chegou a acordo com a Nest Labs para a sua aquisição por um montante de 3.2 mil milhões de dólares.
A companhia fundada por dois ex-funcionários da Apple (a um deles é atribuída a criação do primeiro iPod) popularizou-se com o seu termostato que conjugava um design atractivo, simplicidade de utilização e a capacidade de 'aprender' os hábitos dos habitantes da casa e ajustar automaticamente a temperatura em função dos padrões detectados.



Se por um lado a Google ganha um novo fôlego no segmento de automação e se prepara para a esperada expansão exponencial da Internet of Things, já começaram a surgir várias vozes que não se sentem confortáveis com a possibilidade da Google ter acesso a mais informação pessoa e privada.
A eventual ligação ao Google Now, ou até ao Waze, poderá permitir um grau de automação sem precedentes até agora (ligar o aquecimento quando estamos a sair do trabalho, por exemplo) mas nem todos os analistas encaram de uma forma positiva a possibilidade da Google os poder 'vigiar em própria casa'.

Com esta aquisição fica incerto o futuro do Google EnergySense, um projecto que permitia ligar alguns sistema indirectamente a smartphones onde corria uma aplicação de monitorização e controlo e que tinha sido apresentado no final do ano passado.
Esta notícia já foi consultada 848973 vezes
 
 
Publicidade