1
Jul
Telefónica e ZTE apresentaram o primeiro terminal comercial Firefox OS
por pedro Ivo Faria ZTE Open , telefónica , Movistar , Firefox
Tendo em vista o mercado LatinoAmericano, a Telefónica e a ZTE apresentaram o primeiro terminal comercial baseado na plataforma Firefox OS. Depois da Geeksphone, que criou dois modelos para a Mozilla Foundation distribuir pelos programadores com o objectivo de acelerar o desenvolvimento de aplicações, finalmente é lançado um modelo destinado ao grande público.



E a palavra de ordem é mesmo ‘grande público’. O ZTE Open apresentado pela companhia chinesa durante o Mobile World Congress em Fevereiro deste ano irá entrar em comercialização brevemente com um ‘preço de combate’: 69 euros.
O modelo apresentado tem especificações bastante modestas, em quase tudo similares ao Geeksphone Keon disponível para os programadores, mas mesmo assim apresenta um funcionamento fluído e bastante eficaz muito por ‘culpa’ dos parcos requisitos exigidos pelo Firefox OS. Este primeiro terminal conta com um ecrã HVGA de 3.5 polegadas (320x480 pixels), processador Cortex A5 a 1 GHz, câmara fotográfica de 3.2 MPixels, 256 Mbytes de RAM, 512 Mbytes de ROM, receptor GPS, sintonizador de rádio FM e conectividade Bluetooth, WiFi e 3G.

A nova plataforma da Mozilla, que tem como base o mesmo Kernel Linux usado no Android 4.0, é bastante funcional mas ainda apresenta os problemas típicos de uma solução que se encontra na versão 1.0.
Com esta versão não é possível, por exemplo, definir uma música como som de toque, associar um alarme a um evento do calendário, aceder a redes WiFi com IPs estáticos ou enviar e receber cartões de visita virtuais. Do lado positivo há a registar a evolução continua da plataforma, a sua fluidez mesmo em dispositivos com especificações ‘pobres’ e o apoio da comunidade de programadores Mozilla.

Esta notícia já foi consultada 57318 vezes
 
 
Publicidade