19
Jun
Lava quer colocar no mercado smartphones Firefox OS abaixo dos €40
por BdB Firefox OS , Lava , ZTE , Huawei , Alcatel , Sony , LG
A Lava Mobiles é a mais recente companhia a declarar publicamente o seu apoio e envolvimento na introdução da plataforma Firefox OS no mercado.
Apesar de já ter garantido o apoio de alguns dos principais fabricantes de dispositivos móveis da actualidade, a estratégia da Mozilla para o Firefox OS passa pelo lançamento de smartphones ultra-baratos em mercados emergentes o que acaba por condicionar os planos de algumas dessas marcas.



Tendo em vista os principais mercados da América Central e América do Sul, especialmente naqueles onde a Telefónica detém uma presença significativa, a Mozilla já estabeleceu parcerias com fabricantes com capacidade de produzirem modelos perfeitamente funcionais com preço abaixo dos $120. O objectivo é fornecer à população desses países um veículo barato de acesso à Internet e aos serviços online que de outra forma lhes estariam vedados por falta de soluções alternativas baseadas em infra-estruturas de cabo ou ADSL.

Para o mercado indiano a LAVA espera conseguir criar pelo menos um modelo Firefox OS com preço máximo de 3000 rupias (cerca de 40 euros) algo que lhe é impossível de alcançar usando o Android ou outra plataforma móvel disponível actualmente.
As especificações técnicas não deverão divergir muito das encontradas no Geeksphone Keon (já disponível por €99) cujo desenvolvimento foi financiado pela própria Mozilla com a finalidade de demonstrar as potencialidades e capacidades da plataforma.

Os primeiros telefones FirefoxOS a serem lançados comercialmente no mercado (os Geeksphone são destinados aos programadores) deverão ser produzidos pela ZTE e Alcatel embora a LG, Foxconn, Huawei e Sony já tenham confirmado o seu interesse no FirefoxOS.

Esta notícia já foi consultada 26342 vezes
 
 
Publicidade