4
Abr
Facebook Home, a interface social para o Android
por CVF facebook , Facebook Home , Redes Sociais
Tal como se esperava durante a apresentação efectuada por Mark Zuckerberg não foi anunciado qualquer smartphone Facebook, mas antes um conjunto de aplicações que permite mudar completamente a interface dos dispositivos Android. O Facebook Home vem substituir o módulo base do Android – normalmente denominado de launcher - e caracteriza-se por oferecer uma visão mais integrada da actividade social do utilizador.

Facebook desde o arranque


É logo no ecrã de bloqueio que a nova solução da Facebookj se faz sentir. Uma lista com as publicações mais recentes dos nossos amigos, todos eles identificados pela sua foto, está presente e permite uma interacção directa a partir desse ponto.
No ecrã inicial temos logo as notificações, apresentadas na sua forma mais simples: uma foto ou ícone e uma linha de texto. A novidade aqui passa pelo algoritmo desenvolvido pela Facebook que organiza a lista segundo a importância atribuída a cada um dos Posts.

As Notificações são o que diferencia a experiência Facebook Home em dispositivos onde se encontra pré-instalado daquela que é obtida quando se descarrega o software e se instala posteriormente. Nesta fase apenas o HTC First irá contar com a experiência completa do Facebook Home, ou seja, com notificações proveniente de qualquer aplicação instalada integrada na solução Facebook.
Para os outros ficam apenas as notificações geradas pela próprio software.



Mensagens sempre à mão


O Facebook Chat é uma das principais argumentos do Facebook Home: A aplicação de messaging está integrada na interface geral para que seja possível continuar a enviar mensagens - SMS ou Facebook - enquanto utiliza outras aplicações. Os balões de conversação ‘flutuam’ sobre as aplicações e podem ser deslocados para qualquer ponto do ecrã.

Menos interessante é o painel de lançamento de aplicações que apresenta um simples conjunto de ícones. É certo que se pode rapidamente actualizar o estado, publicar uma foto ou fazer check-in num local, mas na generalidade este módulo parece não ter recebido a mesma atenção que os restantes.


Quando e para quemO Facebook Home poderá ser descarregado directamente do Google Play a partir de 12 de Abril e é compatível com o HTC One X, HTC One X+, Samsung Galaxy S III e Samsung Galaxy Note II. Os novos modelos das duas marcas, mais concretamente o Samsung galaxy S IV e o novo HTC One, também estão contemplado.

Ao modelos de gama alta é necessário adicionar também o HTC First, um modelo concebido especificamente para tirar partido do Facebook Home e o único que virá com ele pré-instalado. Apesar do hardware mais modesto, o HTC First promete oferecer uma experiência de utilização mais integrada e abrangente podendo mesmo reclamar o título de ‘primeiro Facebook Phone’.

Esta notícia já foi consultada 29506 vezes
 
 
Publicidade