20
Nov
Nokia lança aplicação de mapas para iOS
por CVF Nokia , Here , iOS , iPhone , Navteq , Mapas
O imbróglio criado pela substituição forçada do Google Maps por uma solução interna no iOS 6 teve o mérito de evidenciar que ainda existe espaço de manobra para os produtores independentes de aplicações mesmo numa plataforma tão madura como a da Apple. Com a Google afastada da plataforma, por decisão da Apple e da própria, criou-se um espaço para o aparecimento de aplicações de mapas alternativas (e mais completas do que a nova solução nativa).

Para além das empresas que tradicionalmente actuam neste segmento, casos da TomTom ou da Navigon, também a Nokia quis marcar presença e voltar a afirmar-se como uma das marcas líderes do sector. Depois da aquisição da Navteq a Nokia foi ‘obrigada’ a assinar acordos com vários clientes que aproveitaram a oportunidade para beneficiar de condições mais favoráveis, caso contrário seria muito difícil à Nokia recuperar o investimento feito na Navteq.
A nova plataforma tem um novo nome - Here - e afirma-se como a solução alternativa ao Google Maps para todos quanto procuram um produto completo e robusto para mapas, navegação e conteúdos geolocalizados.



O lançamento de uma aplicação para iOS marca o início de uma nova estratégia para a marca finlandesa que pretende reforçar e alargar a sua oferta de serviço tendo a solução de mapas como elemento principal. A aplicação em si não difere muito do serviço online que já estava disponível (na realidade não se trata de um aplicação nativa mas antes a encapsulação do serviço Web apenas) e oferece o conjunto básico de funcionalidade exigidas num produto do género.
Para além da pesquisa de locais e planeamento de trajectos, que podem ter em consideração o volume de transito à hora escolhida, a aplicação Here ainda permite que cada utilizador crie a sua ‘colecção’ de sítios e trajectos favoritos.

A informação produzida pode ser sincronizada com o serviço Here.net e (re)aproveitada e partilhada com terceiros.

Esta notícia já foi consultada 122131 vezes
 
 
Publicidade