19
Nov
Homebrew Notification Centre para Windows Phone 8
por R.M. Windows Phone 8 , Notification Centre
Nos últimos anos as notificações imposeram-se como uma das formas mais convenientes de fazer chegar informação importante ao utilizador a partir de um ponto central do sistema operativo. Android, iOS e Symbian, por exemplo, apresentam-nas na barra superior que pode ser ‘puxada para baixo’ para revelar mais informação acerca das mesmas.
O MeeGo atribui-lhe um dos três homescreens recuperando um pouco da abordagem feita pela Microsoft no Windows Mobile.

No Windows Phone 8 é possível encontrar notificações em vários locais - Lock Screen, Homescreen e a Tile ‘Eu’ – mas falta o tal ‘ponto central’ que as aglutine num só lugar. A razão para esta lacuna é, mais uma vez, a falta de tempo. Já em versões anteriores certas funcionalidades do Windows Phone foram amputadas à última hora simplesmente porque não seria possível implementá-las dentro do tempo previsto.



Uma solução já se encontra em fase avançada de desenvolvimento e está a cargo de um programador independente que resolveu deitar mãos à obra e resolver esta questão. Ao contrário de outras aplicações criadas pelos responsáveis do portal WindowsPhone Hacker, o Notification Centre pode ser instalado em terminais sem privilégios root bastando que o utilizador disponha, por exemplo, de uma conta de desenvolvimento (o que lhe permite instalar aplicações directamente no terminal).
Por enquanto a solução é apresentada como uma mera aplicação, e não como um serviço integrado no sistema operativo, mas, com a ajuda da Live Tile que a acompanha, consegue oferecer um serviço que se encontra inexplicavelmente ausente do Windows Phone 8.



Esta notícia já foi consultada 48307 vezes
 
 
Publicidade