5
Set
Android continua a crescer em todo o mundo
por Pedro Ivo Faria Android , iOS , Blackberry , Windows Phone
Impulsionada pelos modelos equipados com ecrãs de grandes dimensões, a as vendas da plataforma Android continuam a crescer a um ritmo alucinante.
O sistema operativo móvel da Google não só assegurou a liderança na maioria dos mercado mas fá-lo vendendo, em muitos casos, 2 em cada 3 smartphones comercializados.



Apesar da quebra registado nos EUA, que permitiu à Apple aproveitar a oportunidade para solidificar o seu segundo posto, as vendas do iPhone 4 foram superadas pela primeira vez por um terminal Android (Samsung Galaxy S III) configurando-se um bipólio cada vez mais evidente.
O Brasil é o único país onde a quota do Android é inferior a 50%, mas na prática reflecte uma mudança acentuada dos hábitos de consumo locais que levaram o Symbian de uma posição dominadora em 2011 (71.7% de quota) para um segundo lugar (com 22%). Em todos os outros, a percentagem conquistada vai dos 55.9% (EUA) aos 86.8% (Espanha), mas situa-se perto dos 66& na maioria dos países.

O terceiro lugar continua a ser disputado pelo Windows Phone (+ Windows Mobile) e o Blackberry 7 da RIM, com o Symbian a intrometer-se pontualmente entre ambos. Se a situação parece ser preocupante para a RIM, que viu a sua quota de mercado baixar para níveis históricos, há pelo menos a esperança que o lançamento do novo sistema operativo – o Blackberry 10 – e da nova linha de dispositivos possa revitalizar a marca. O mesmo não se pode dizer da plataforma móvel da Microsoft que mesmo na sua configuração actualizada – o Windows Phone 7 – continua a não ter argumentos para convencer o mercado.

Esta notícia já foi consultada 20789 vezes
 
 
Publicidade