5
Set
Nokia Lauta, o sucessor do N9 que nunca chegou a ser lançado
por aikon Nokia , N9 , N950 , Lauta , MeeGo
Há pouco mais de um ano e meio as esperanças da Nokia residiam sobre uma plataforma móvel que estava a ser desenvolvida em conjunto com a Intel. O primeiro terminal baseado no MeeGo prometia (e chegou a cumprir) ser ‘uma pedrada’ no marasmo que se vivia no segmento móvel em que todas as companhias tentavam imitar o iPhone ou parte das suas funcionalidades.

O Nokia N9 chegou no momento errado, já depois da companhia finlandesa ter decidido abandonar a plataforma móvel para se focalizar no Windows Phone, e a sua carreira comercial não chegou a ter o impacto que se previa. O fim do suporte da plataforma implicou também o cancelamento dos novos modelos que estavam a ser desenhados e preparados para o lançamento comercial.



O Nokia Lauta nunca chegou a ver a luz do dia e foi abandonado quando já se encontrava numa fase avançada de desenvolvimento. O dispositivo em questão representava um passo significativo relativamente ao N9, ao dispor de um ecrã de 4 polegadas e um teclado integral que se escondia debaixo do primeiro.



Tal como o N9, este modelo estaria disponível em combinações cromáticas discretas (negro e branco) ou em versões mais alegres e garridas como aquela cuja foto foi dada a conhecer pelo My Nokia Blog.
Uma versão mais barata deste modelo chegou a ser fabricada numa série limitada, ainda antes da plataforma ter sido abandonada, que foi entregue aos programadores para que pudessem testar as suas aplicações. Esse modelo recebeu a designação de Nokia N950 e é, ainda hoje, um dos modelos mais exclusivos (e procurados) na marca finlandesa.

Esta notícia já foi consultada 19905 vezes
 
 
Publicidade