5
Jul
Operadoras pressionam a RIM para baixar o custo dos seus serviços
por G5 RIM , Blackberry , BES , BIS , Blackberry 10
O mau momento vivido pela RIM em termos de vendas de terminais só não tem sido pior porque os serviços da empresa canadiana continuam a gerar enormes lucros ano após ano. Os serviços Blackberry BES e BIS juntos geram anualmente cerca de 4 mil milhões de dólares fruto de uma procura crescente de serviços virados para a vertente profissional.

Aproveitando o momento fragilizado da RIM, as operadoras móveis exigem agora uma redução imediata de 17% no valor cobrado pelos serviços Blackberry e que será seguida por mais um corte de 18% em 2014. Caso as operadoras consigam levar avante as suas pretensões, a RIM poderá deixar de encaixar mais de mil milhões de dólares nos próximos dois anos o que iria comprometer irremediavelmente o plano de reestruturação que se encontra em curso.

A dependência criada ao longo dos anos garante à RIM uma posição negocial forte, o que lhe poderá dar a possibilidade de adiar esta reestruturação dos custos dos serviços até à fase transitória se encontrar ultrapassada e os primeiros modelos Blackberry 10 estarem disponíveis no mercado. Aí a companhia canadiana poderia ceder no custos dos serviços obtendo como contrapartida um maior investimento da parte das operadoras na venda dos seus terminais em que o custo é praticamente todo suportado pelo clientes final.

Esta notícia já foi consultada 112274 vezes
 
 
Publicidade