13
Jun
TecTiles, as etiquetas NFC programáveis da Samsung
por Pedro Ivo Faria NFC
À medida que a tecnologia NFC se vai tornando mais comum várias companhias avançam com projectos e soluções que usam este tipo de comunicação sem fios para automatizar certas acções.
A capacidade de se emparelhar um terminal e um par de colunas ou auscultadores Bluetooth através de um simples toque veio demonstrar que o NFC pode encontrar um espaço para além da bilhética e dos pagamentos móveis.



Os Samsung TecTiles são etiquetas NFC que podem ser programadas para despoletarem uma acção quendo são tocadas com um terminal equipado com esse tipo de tecnologia. Na linha do que a Sony já havia feito, a solução da companhia coreana baseia-se em tags NFC tradicionais e uma aplicação especifica que permite associar-lhes acções.

Entre as acções possíveis, para cada etiqueta, conta-se a possibilidade de alterar a configuração do terminal (modo silencioso, ligar WiFi, …), lançar aplicações, actualizar o estado nas redes sociais, fazer check-in (cheguei a casa, …) ou até mesmo fazer chamadas ou enviar mensagens de texto.
Cada embalagem contém cinco etiquetas programáveis e custa $14.99, um valor que está longe de ser competitivo uma vez que a maioria das tags, mesmo quando vendidas em pequenas quantidades, custa pouco mais de um euro.

Esta notícia já foi consultada 20118 vezes
 
 
Publicidade