7
Jun
Nokia alarga gama Asha com três novos modelos full touch
por aikon Nokia , Asha , 305 , 306 , 311 , Asha Touch
No último trimestre a Nokia perdeu a liderança do segmento móvel, tanto a nível geral como no que diz respeito apenas aos smartphones, para a Samsung. A companhia sul-coreana beneficiou do investimento antecipado em modelos dual-SIM, terminais de gama de entrada equipados com ecrãs tácteis e no Android como plataforma estratégica.
A Nokia tenta agora recuperar o terreno perdido investindo em várias direcções com o objectivo de recuperar a quota perdida em vários sub-segmentos.

Os novos modelos da linha Asha, que continuam a ser baseados na plataforma Séries 40 e não no esperado Meltemi, inserem-se no espaço que existe logo abaixo dos smartphones (superphones, feature phones) e apostam em duas das características que ajudaram a Samsung a ascender à liderança do mercado: abordagem full touch e com suporte para dois cartões SIM em simultâneo.



Os Nokia Asha 305, 306 e 311 estreiam uma variante da plataforma Séries 40 chamada Asha Touch que foi desenhada para não depender de teclados ou D-Pads (Full Touch). O Asha 305 e o 306 são praticamente idênticos, com o primeiro o dispor de suporte para dois cartões SIM em simultâneo e o segundo a oferecer conectividade WiFi (mas é single-SIM).
Já o Asha 311 acrescenta o suporte para redes 3.5G, um processador Texas Instruments a 1 GHz e câmara fotográfica de 3.2 MPixels.
Comum aos três modelos é o ecrã de 3 polegadas resistente a riscos, o sintonizador de rádio FM interno e o Nokia Maps pré-instalado.

O preço de venda ao público é a característica mais interessante deste novos modelos, com o Asha 305 (2G, dual-sim) a posicionar-se perto dos 63 euros ($85), o Asha 306 (2G, single-SIM + WiFi) nos 68 euros ($93) e o Asha 311 (3G, dual-Sim + WiFi) nos 93 euros ($121). O primeiro chegará ao mercado ainda durante o segundo trimestre de 2012 e os outros dois no trimestre seguinte.

Esta notícia já foi consultada 8695 vezes
 
 
Publicidade