27
Abr
McDonald’s Áustria inicia programa piloto de pagamentos móveis via NFC
por Pedro Ivo Faria NFC , PayBox
A operadora móvel austríaca A1, uma subsidiaria da Telekom Áustria Group, anunciou que a cadeias de restaurantes McDonald’s e de supermercados Merkur vão conduzir um programa piloto de pagamentos móveis que recorre a um serviço do grupo chamado PayBox NFC.
Tal como tem acontecido com os vários serviços de pagamentos móveis lançados ultimamente na Europa, o PayBox NFC tem um limite de 25 euros por compra (sem a obrigatoriedade de ser indicado o PIN) ou 50 euros diários. Mas ao contrário dos restantes serviços, o PayBox não recorre a uma solução já disponível no mercado para processamento dos pagamentos, como o Visa PayWave ou o MasterCard PayPass, mas antes processa-os através de um serviço Web próprio.



O PayBox NFC é baseado num terminal de pagamento específico, similar a uma pequena caixa, que é responsável por obter a identificação do cliente através de tecnologia NFC, associá-la à ordem de pagamento e enviar as duas para o serviço Web da A1.
O serviço é fornecido em conjunto com uma conta bancária virtual PayBox Bank, que estabelece uma ponte entre os pagamentos e a conta real do cliente de forma a que evitar que exista no terminal qualquer informação bancária ou confidencial.

Os pagamentos são processados num par de segundos mas só são debitados na conta do cliente passados alguns dias e, sempre que possível, agrupados para evitar a cobrança de taxas de transferência para movimentos de pouco valor.
500 utilizadores irão fazer parte deste projecto piloto, que envolve cinco supermercados e quatro restaurantes, sendo o principal objectivo avaliar a receptividade do serviço e a rapidez como ele se processa.
Na fase de arranque o serviço PayBox irá suportar pagamentos efectuados a partir de um conjunto bastante restrito de terminais: HTC One X, Sony Xperia S, Blackberry Curve 9360, Blackberry Curve 9380 e Blackberry Bold 9900.

Esta notícia já foi consultada 10518 vezes
 
 
Publicidade