22
Abr
Arqball Spin, fotos tridimensionais no iPhone
por CVF Fotos
De vez em quando surge um projecto que é capaz de surpreender e encantar potenciais utilizadores sem uma razão sólida e consistente. O Arqball Spin é um projecto, parte Web, parte mobile app que, aparentemente, tem pouca aplicação prática mas que não deixa de deliciar quem a já utilizou.



Coloca-se qualquer tipo de objecto numa plataforma rotativa, lança-se a aplicação no iPhone ou iPad, fixa-se o dispositivo, prime-se o botão de gravar e põe-se o objecto a rodar. Ao contrário do que seria previsto a aplicação não se limita a fazer um vídeo do objecto em movimento. O Arqball Spin captura um conjunto de fotos sequenciais, que ilustram a totalidade (todas as dimensões e vistas) do objecto e permite, posteriormente, explorá-la num browser comum.

Uma vez publicado o Spin (o resultado produzido pela aplicação) ele pode ser embebido em qualquer página Web dando ao visitante a possibilidade de explorar o objecto ‘mapeado’. A exploração é interactiva, ou seja, o visitante comanda a direcção em que o objecto roda e pode mesmo mantê-lo parado para observar com maior detalhes uma das suas faces.
A próxima release trará a possibilidade de se adicionarem ‘etiquetas’ a este ambiente tridimensional permitindo dar uma nova dimensão aos objectos fotografados.

Esta notícia já foi consultada 27160 vezes
 
 
Publicidade