11
Abr
Nokia apresenta Lumia 610 com NFC
por aikon Nokia , Lumia 610 , NFC
A Nokia, a par da Samsung, é uma das pioneiras da tecnologia NFC. Depois de várias investidas com telemóveis de gama média a companhia finlandesa decidiu incorporar este tipo de tecnologia de comunicação sem fios em alguns dos seus smartphones.

A chegada do Google Nexus S equipado com um chip NFC e o lançamento do Google Wallet tiveram o mérito de colocar a tecnologia em destaque e a resposta do mercado não se fez esperar.
A RIM, com vários Blackberry, a Huawei com alguns modelos Android, tal como a Acer e a Samsung, prontamente apresentaram as suas propostas para um segmento que deverá ser alavancado pelos pagamentos móveis.



A tecnologia NFC chega agora também ao Windows Phone 7, integrada no ‘novo’ Lumia 610 NFC que só deverá chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano. Só nessa altura é que a plataforma móvel da Microsoft deverá estar preparada para tirar partido do chip NFC integrado no dispositivo finlandês.
A primeira operadora móvel a declarar publicamente interesse em dispor deste modelo na sua oferta foi a Orange que em 2011 foi responsável pela venda de tr~es milhões de dispositivos equipados com chips NFC.



As demonstrações feitas pela Nokia contemplam apenas a leitura de tags NFC, algo que era comum nas primeiras versões do Symbian e do Android, não se sabendo se na fase inicial a comunicação bidireccional estará disponível.

Esta notícia já foi consultada 12033 vezes
 
 
Publicidade