25
Mar
Sony: A tecnologia usada na câmara do Nokia 808 Pure View não é nova
por BdB Nokia , Sony , 808 , Pure View , Symbian
A Nokia aproveitou a sua presença no Mobile World Congress para dar a conhecer um novo sensor de câmara fotográfica de 41 MPixels que demorou cinco anos a ser desenvolvido e que se estreia comercialmente no Nokia 808 Pure View.
Este novo sensor permitiu ao Nokia 808 Pure View conquistar o galardão de ‘Melhor telefone do evento’ embora as opiniões estejam longe de serem unânimes.

Num entrevista dada ao TechRadar, um representante da Sony no Reino Unido declarava que ‘o novo telemóvel da Nokia era interessante mas não trazia para o mercado nada de novo. Segundo o mesmo colaborador da companhia nipónica, ‘a Sony já está a usar esse tipo de tecnologia há anos nos seus telemóveis’.

A câmara fotográfica do Pure View recorre a uma técnica denominada pixel binning que junta vários pixels de forma a aumentar a sensibilidade do sensor. A Nokia está a utilizar uma tecnologia proprietária que é mais capaz do que o pixel binning convencional ou a abordagem adoptada pela Sony para o zoom digital nos seus sensores, mas a ‘inovação pára aí’.
Para o entrevistado, a tecnologia apresentada pela Nokia ‘não é particularmente espetacular’ embora admita que, pelo facto de ter sido aplicada num telemóvel, tenha a capacidade de atrair as atenções dos utilizadores e do mercado.

É referido ainda que a solução da Nokia serve mais o propósito mediático que se criou em redor do Nokia 808 Pure View por ter uma câmara fotográfica tão distante da concorrência, mas que a sua integração em terminais de grande distribuição apresenta problemas que ainda terão que ser resolvidos pela companhia finlandesa. O lançamento comercial do Nokia 808 Pure View irá certamente dissipar as dúvidas que possam existir em redor do novo sensor fotográfico da Nokia.

(via TechRadar)

Esta notícia já foi consultada 28424 vezes
 
 
Publicidade