27
Fev
MWC2012: Nokia apresenta dois novos terminais Windows Phone
por aikon Nokia , Windows Phone , Tango , Lumia 610 , Lumia 900
Depois de dois anos de ausência, a Nokia está de regresso ao Mobile World Congress com uma mão cheia de novidades. Com a plataforma Windows Phone a ser a aposta estratégica da companhia finlandesa era natural que as atenções estivessem viradas para a nova gama Lumia que foi alargada com a introdução de dois novos dispositivos.



O Nokia Lumia 900 apresentado durante a CES 2012 ganha carácter global e será introduzido em outros continentes (a versão apresentada na CES era específica para os EUA) o que fazia do Nokia Lumia 610 a grande novidade da gama.
O novo terminal Windows Phone da Nokia destina-se a mercado onde o preço é um dos argumentos fundamentais (como o chinês) e surge equipado com a próxima versão do sistema operativo móvel da Microsoft preparada para ser usado em hardware mais modesto.
O novo Lumia conta com apenas 256 Mbytes de RAM (contra os 512 Mbytes da gama actual) e um processador de 800 MHz, o que tem implicações directas em algumas funcionalidades do terminal e da plataforma. O que ser perde no lado funcional ganha-se em preço mesmo que isso seja à custa da criação de fragmentação dentro da gama Windows Phone.
O ecrã é de 3.7 polegadas, a câmara fotográfica é de 5 MPixels e a estrutura exterior é feita em acrílico, a conectividade HSPA está reduzida aos 7.2 Mbps e não existe bússola digital mas o preço final irá situar-se abaixo dos 200 euros, uma faixa de valor inalcançável até há pouco tempo para o Windows Phone 7. Este ‘feito’ é consequência da utilização do Windows Phone 7 Tango (Windows Phone 7.1.1) que inibe certas funcionalidades (tarefas em background, realidade aumentada, etc) em presença de um conjunto de hardware mais modesto.




A versão global do Nokia Lumia 900 perde a conectividade LTE, que ainda não arrancou verdadeiramente na Europa, mas integra um rádio HSPA+ para ligações até 42 Mbps. A câmara fotográfica mantém-se nos 8 MPixels tal como o ecrã de 4.3 polegadas e o preço deverá rondar os 480 euros quando foi lançado comercialmente no final do segundo trimestre deste ano.

Esta notícia já foi consultada 4675 vezes
 
 
Publicidade