2
Dez
Android Gingerbread (2.3) já está presente em metade dos terminais
por CVF Android , Google , Gingerbread , Froyo
A ‘luta’ da Google contra a fragmentação do Android tem dado os seus resultados chegando-se ao final de 2011 com quase 90% dos terminais activos dispõem de uma versão de sistema operativo (mais ou menos) actual.
As versões 2.2 (Froyo) e 2.3 (Gingerbread) são agora as mais representativas do mercado, em especial esta última que representa já mais de metade dos terminais em utilização.



A persistência do Android 2.2 deve-se, sobretudo, ao lançamento de terminais de preço ultra baixo há cerca de um ano que não dispunham, na altura, de capacidades técnicas para receberem a versão 2.3. Grande parte desses dispositivos continua activo, o que representa uma cisão substancial no interior do Android embora seja bem menos preocupante do que acontecia há um ou dois anos.

É curioso constatar que a versão do Android para tablets (3.0, 3.1 e 3.2) encontra-se presente no mesmo número de equipamentos que as velhinhas versões 1.5 e 1.6. Se existem ainda modelos que ‘teimam’ em manterem-se activos mesmo após vários anos do seu lançamento, também não é menos verdade que os tablets baseados no Android 3.0 também não conseguem atrair um número de utilizadores considerável.

Esta notícia já foi consultada 12033 vezes
 
 
Publicidade