19
Ago
Skype lança aplicação Skype WiFi para iPhone
por CVF Skype WiFi , iPhone , VoIP
Uma das velhas guerras entre as operadoras móveis e a indústria de software passa pela utilização da infra-estrutura 3G para conduzir chamadas de voz sobre IP (VoIP). A Skype foi uma das companhias que mais cedo experimentou as dificuldades de fazer avançar a sua solução para as plataformas móveis já que corria o risco de hostilizar as operadoras móveis e isso acabaria por limitar possíveis acordos com os fabricantes de dispositivos móveis.



Neste momento, com o reforço das infra-estruturas de telecomunicações e os algoritmos mais eficazes na compressão da informação a enviar por ligações de dados em banda larga móvel, as barreiras estão praticamente ultrapassadas não existindo grande restrições à utilização de chamadas VoIP em redes 3G. As operadoras perceberam que não iriam conseguir impedir a sua utilização a médio prazo por isso avançaram para uma abordagem diferente: passaram a taxar o tráfego gerado pelas chamadas VoIP separadamente do acesso ‘normal’ à Internet.

A solução tornou-se demasiado caro para a generalidade dos utilizadores, acabando por vingar o recurso às redes WiFi para aceder aos serviços VoIP. Para quem centraliza a sua actividade diária em dois ou três locais esta passou a ser uma solução perfeita já que era possível encontrar redes abertas e gratuitas que poderiam ser usadas.
Quem se desloca muito ou viaja com frequência passou a debater-se também com os custos do acesso à Internet em redes WiFi dos aeroportos, hotéis ou locais públicos.

O Skype WiFi resolve dois problemas de uma só vez. Começa por oferecer o tradicional serviço de VoIP sobre redes WiFi, o que não é nada de extraordinário, mas permite que o acesso a certas redes wireless comerciais seja paga com Skype Credits.
Em vez de se comprar uma hora de acesso à rede do hotel, passa a ser possível pagar a chamada (neste caso o acesso à rede) atarvés da conta Skype, o que é extremamente prático. Mas o serviço não se esgota aqui já que o acesso à Internet pago através dessa conta estende-se também ao e-mail, browser, redes sociais e quaisquer outras utilizações que possam existir. Aliás, nem sequer é obrigatório usar serviços VoIP enquanto a ligação WiFi estiver activa.

Em termos práticos, a Skype está a aproveitar o facto de dispor de milhões de clientes com contas activas para fornecer um serviço um pouco diferente mas que, em todo o caso, é fundamental para a sua actividade principal.

Esta notícia já foi consultada 9654 vezes
 
 
Publicidade