12
Abr
Nokia apresenta dois novos modelos Symbian^3: o E6 e o X7
por aikon Nokia X7 , Nokia E6
Quando prometeu que iria lançar pelo menos 150 milhões de terminais Symbian^3 no mercado antes de deixar definitivamente a plataforma móvel, a Nokia tinha em mente uma estratégia que passaria por um reforço da gama Symbian^3 de forma a manter a sua oferta competitiva e actual.
Essa gama conta agora com dois novos modelos, bastante diferentes no formato e no tipo de utilizador alvo, mas que mantêm as capacidades reconhecidas do Symbian^3. Este último foi também alvo de uma remodelação (tratada num outro artigo) que o colocou mais próximo, em termos de funcionalidade, do Android.




Nokia X7
Há muito que este modelo era conhecido, tendo inclusive sido apontado como um dos primeiros modelos Symbian a serem introduzidos no mercado americano. Esse galardão acabou por ir para o Nokia C7, mas o Nokia X7 acabou por não ser cancelado (como chegou a ser avançado) e representa agora o topo da gama XpressMusic da Nokia.
Este modelo conta com um processador ARM11 a 680 MHz (mais do que suficiente face às necessidades comedidas do Symbian), 256 Mbytes de RAM, 1 GBytes de ROM (mais 8 GBytes num cartão de memória), ecrã de 4 polegadas revestido com Gorilla Glass e com a resolução tradicional dos Nokia tácteis: 360x640 pixels.
A câmara fotográfica de 8 MPixels é capaz de gravar vídeo (720p) e conta conta com focagem automática e flash dual-LED.

Há ainda a destacar a compatibilidade com redes HSPA até 7.2 Mbps, conectividade Bluetooth 3.0 e WiFi, o receptor A-GPS integrado e suporte para a tecnologia USB-to-Go. O Nokia X7 estará disponível em dois tons de cinza – prateado e aço – e terá um preço próximo dos 380 euros antes da subsidiação das operadoras.




Nokia E6
O segundo modelo apresentado é provavelmente o menos convencional da gama actual da Nokia. À primeira vista parece ser mais uma variante da série E71 / E72 / E5 mas na realidade existe muito mais do que aparenta.
O ecrã de 2.46 polegadas é táctil, uma estreia neste género de formato, e tem a resolução de 640x480 pixels (outra estreia), o que faz dele o primeiro modelo de alta-densidade de imagem da marca finlandesa 326ppi).
De resto é muito parecido com o Nokia X7, ou seja, dispõe do mesmo ‘pacote’ tecnológico – processador, memória, receptor A-GPS, conectividade e câmara fotográfica.

O facto de ser direccionado para um utilizador com um perfil profissional, levou a Nokia a integrar várias aplicações que permitem aproveitar esse vertente. O JoikuSpot (Mobile Hotspot), Microsoft Communicator Mobile, QuickOffice, F-Secute Mobile Security e Bloomberg são apenas algumas dessas aplicações.
O preço situa-se perto do 340 euros, tanto para a variante branca como para a negra.

Esta notícia já foi consultada 7852 vezes
 
 
Publicidade