16
Fev
MWC11: Eric Schmidt – Próxima versão do Android irá unificar as duas plataformas
por CVF Ice Cream Sandwich , Honeycomb , Gingerbread , Movie Studio , Android
Agora que a fragmentação do Android era (quase) coisa do passado, a chegada de uma versão específica para tablets e de uma nova geração de processadores que irá necessitar de uma plataforma adaptada para dar largas às suas verdadeiras capacidades, a história vai repetir-se.
O CEO da Google, durante a sua apresentação durante o Mobile World Congress, desvendou um pouco dos planos da empresa para o futuro da sua plataforma móvel.

A próxima grande actualização ao Android, que está a ser desenvolvida sob o nome de código Ice Cream Sandwich, irá unificar as duas versões actuais – Gingerbread (smartphones) e Honeycomb (tablets).
Mesmo tendo em conta as grande diferenças existentes nessas duas plataformas, motivadas pelas soluções de hardware a que estão associadas, a Google espera encontrar um ponto comum que sirva de base para utilizadores e programadores contribuírem para o futuro da plataforma.
A normalização da interface passa, por exemplo, pela introdução da action bar também nos smartphones, o que permitirá eliminar os quatro botões físicos actuais com grandes vantagens. Essa barra passa a apresentar um conteúdo contextual (em função da aplicação ou documento aberto) e poderá deixar de lado a funcionalidade press and hold para os menus contextuais ou até a barra de sistema existente no topo do ecrã.
O estilo holográfico estreado no Android 3.0 irá chegar aos smartphones, tal como o task switcher que se baseia num screenshot da aplicação e não apenas no nome para permitir a navegação entre elas.

O Movie Studio, que também foi apresentado durante esta sessão, é uma ferramenta de edição de vídeo online que estará, por enquanto, apenas disponível para os dispositivos baseados no Android 3.0 já que requer um ecrã de dimensões generosas, comunicações rápidas e uma boa capacidade de processamento.

Com mais de 150 000 aplicações e 350 000 novos utilizadores a cada dia que passa, o Android é presentemente a plataforma em maior crescimento e aquela que poderá brevemente assumir a liderança do mercado.

Esta notícia já foi consultada 5005 vezes
 
 
Publicidade