14
Fev
MWC11: RIM apresenta Travel App para Blackberry e novos serviços
por G5 Travel , WorldMate , TripIt , Playbook , BBM , Blackberry Messenger
Para o Mobile world Congress a RIM tinha reservadas várias novidades que passavam por serviços e software e não pela apresentação de novos modelos.
O Blackberry Playbook assumia o papel central no stand da RIM mas eram os serviços e as aplicações para os ‘outros’ Blackberry que mais ênfase recebiam.




O Blackberry Travel é agora a solução da RIM para os seus clientes que viajam bastante e necessitam de uma ferramenta que lhes permita organizar e gerir o tempo que vão estar longe da empresa.
Esta aplicação, que oferece um conjunto de funcionalidade similares ao WorldMate ou ao TripIt, permite consultar o horário dos voos, para se saber se há atrasos ou cancelamento, horas de partida ou de chegada, procurar e reservar alojamento num hotel e localizar os melhores locais para comer ou fazer compras.
A componente social não foi escolhida, com a possibilidade de planear e partilhar o percurso que pretende efectuar, verificar se existem pessoas conhecidas que planeiam estar próximas dos locais onde irá estar, receber e efectuar recomendações, etc.
Parte do processo pode ser executado num computador de secretária, em especial o planeamento do itinerário ou a reserva de alojamento e veículo, tal como o agendamento e contacto com outros utilizadores para verificar se existe disponibilidade de ambos para se encontrarem.

Por enquanto esta aplicação só estará disponível nos EUA, Canadá, Inglaterra e Espanha (esta última possivelmente para permitir que os visitante do MWC pudessem experimentá-la) mas começará a ser alargada a outros mercado à medida que for registando certos níveis de adesão.




A solução mais popular da RIM entre os utilizadores não corporativos, o Blackberry Messenger, irá receber uma nova funcionalidade que pode representar uma grande oportunidade de negócio para a empresa canadiana.
Juntando a plataforma de messaging> da RIM e a solução de distribuição de aplicações, o App World, a companhia canadiana irá permitir que os seus clientes ofereçam aplicações a terceiros.
O cliente escolhe a aplicação, efectua o pagamento e indica a quem a pretende oferecer. O destinatário recebe, via Blackberry Messenger, um link para a descarregar e instalar. Esta abordagem irá permitir um maior controlo sobre as compras de aplicações por empresas e particulares e a possibilidade de manter planos de facturação e tarifários adequados às necessidades do utilizador sem haver, forçosamente, uma penalização no acesso aos vários serviços disponibilizados pela plataforma Blackberry.

Da necessidade de agilizar o acesso a aplicações para os Blackberry resultou o alargamento da loja Online< de aplicações a novos mercado e o estabelecimento de acordos com certas operadoras para que as compras possam ser debitadas directamente na conta telefónica. A Telefónica é uma das primeiras operadoras a oferecer uma solução de facturação integrada para os utilizadores Blackberry.
O numero de países onde o App World está disponível cresceu para 101 (foram adicionados mais 27 aos já existentes), o que representa praticamente a totalidade dos mercados onde a RIM tem os seus terminais à venda.


A RIM comunicou ainda que adquiriu a Gist, uma empresa especializada na gestão de contactos profissionais e relação com clientes e fornecedores, com o objectivo de reforçar a sua oferta de serviços dimensionados para profissionais ou utilizadores empresariais.
A Gist dispõe de uma plataforma Online que serve de ponto de agregação de todo o tipo de contactos com que comunica no dia-a-dia, sejam eles provenientes da agenda telefónica guardada nos terminais móveis, nos servidores Exchange da empresa ou até percorrendo a lista de mensagens enviadas e recebidas. Obviamente que não lhe falta a integração com as principais redes sociais – Facebook, Twitter, LinkedIn, etc - e a consolidação de contactos registados em cada uma delas.

Esta notícia já foi consultada 4604 vezes
 
 
Publicidade