28
Jan
Beluga, o Blackberry Messenger para Android e iPhone
por Pedro Ivo Faria Blackberry Messenger , BBM , Beluga , Pods , Messaging
O Blackberry Messenger (BBM) é um dos maiores trunfos da plataforma móvel da RIM, pelo menos para os clientes que não procuram as suas soluções empresariais. O serviço de Instant messaging da RIM só está disponível para os Blackberry, o que limita um pouco a sua utilização.



O Beluga não é exactamente igual ao BBM mas oferece as mesma funcionalidades base: partilha instantânea de mensagens, fotos e localização com a lista de amigos. A aplicação funciona à base de pods, o nome dado a uma sessão de conversação entre vários utilizadores, através da qual é possível trocar ideias, fazer planos, discutir projectos, comentar actividades, etc.
Em vez de usar processos que envolvem apenas dois interlocutores, como as chamadas de voz, ou que não oferecem respostas imediatas, casos dos SMS e e-mail, o Beluga cria as condições para uma conversa em tempo real entre várias pessoas.

Várias empresas têm tentado oferecer uma experiência similar ao BBM noutras plataformas móveis mas pouco mais oferecem do que chat entre os vários interlocutores. A excepção é o PingChat, que está próximo do Beluga em termos de funcionalidades, mas este último conta com um grande trunfo: é capaz de se ligar ao Facebook e constituir uma lista de amigos (disponíveis) automaticamente.
A partir do Beluga é possível enviar fotos, comunicar a localização e trocar mensagens com um grupo controlado de pessoas, sempre em tempo real e com integração com o Facebook. A aplicação já está disponível, ainda que em fase beta, para o iPhone e para os terminais Android 2.1 ou posteriores.

Esta notícia já foi consultada 5175 vezes
 
 
Publicidade