27
Dez
Android 2.3 já corre no Nokia N900
por BdB Gingerbread , Maemo 5 , Nokia N900
Nos últimos tempos tem-se falado bastante acerca da possibilidade da Nokia vir a adoptar uma das plataformas móveis mais genéricas, como é o caso do Android e do Windows Phone 7, em detrimento das soluções actuais: o Symbian e o MeeGo.
Na realidade a Nokia mantém-se fiel ao caminho traçado que passa essencialmente por uma gama de entrada baseada na Séries40, smartphones Symbian e modelos mais exclusivos derivados da plataforma MeeGo.



Mas se quisesse, a companhia finlandesa poderia mesmo adoptar o Android já que um dos primeiro modelos a corrê-lo de uma forma consistente foi o Nokia N900. Esta não é a primeira vez que o modelo exótico da Nokia corre o Android, já que em Janeiro tinha sido anunciado o primeiro port da plataforma móvel da Google para esse modelo.
Se na altura o autor não chegou a revelar como o conseguiu, o que deixou algumas dúvidas acerca da funcionalidade da solução, desta vez tudo se passa de uma forma diferente.

Alexey Roslyakov, a.k.a. Drunkdebugger, assegura que está prestes a disponibilizar uma actualização de ROM para o Nokia N900 que lhe permitirá correr o Android 2.3 nativamente. A adapatação está a correr a bom ritmo com vários módulos a funcionar em pleno, como é o caso do WiFi, rotação automática do ecrã, som, teclado virtual ou mesmo conectividade 3G. Ainda existem alguns problemas a resolver, nomeadamente a conversão de certos codecs vídeo, mas o facto do Android ser baseado em Linux tal como o Maemo 5 (o sistema operativo original do Nokia N900) facilita a migração.



Esta notícia já foi consultada 8657 vezes
 
 
Publicidade