21
Mar
HoloBot, imagens em 3D no iPhone sem óculos especiais
por Pedro Ivo Faria 3D
Depois da tecnologia que permite ver filmes em 3D se ter começado a generalizar, mesmo os jogos mais populares que se disputam num ambiente 3D começaram a ‘saber a pouco’. A diferença entre a simulação de um ambiente tridimensional e a possibilidade de se ter uma maior noção de profundidade em que alguns objectos parecem estar salientes é claramente desfavorável à primeira.

Porém, a necessidade de se usar uns óculos especiais e condições de iluminação especiais são ainda um factor bastante limitativo para a aplicação desta tecnologia a outras áreas. O HoloBot é a mais recente evolução da tecnologia HoloToy criada por Ben Hopkins, um ex-programadores de jogos para o GameBoy, que oferece uma perspectiva tridimensional bastante realista no iPhone.

A aplicação recorre ao acelerómetro para detectar mudanças na orientação do dispositivo e ajusta a imagem de fundo e respectivo robot para dar a impressão que existe alguma profundidade de campo. O efeito é simplesmente fabuloso e demonstra bem o que podemos esperar dos jogos móveis num futuro próximo.
Por enquanto o HoloBot serve apenas como prova de conceito e dispõe de uma mão cheia de hologramas e dois jogos, mas o autor promete que continuará a trabalhar na plataforma e a manter este produto actualizado com as novas funcionalidades que forem sendo introduzidas.



Esta notícia já foi consultada 6376 vezes
 
 
Publicidade