12
Jul
Bluex, transferência de ficheiro via Bluetooth no Android
por CVF
Apesar do seu sucesso, o Android continua a ser uma plataforma que está ‘meia crua, meia cozida’ e à qual faltam algumas funcionalidades habituais noutros sistemas. O suporte para Bluetooth é uma das áreas onde a Google tem que investir, já que a solução actual é demasiado limitada para ser prática e funcional.



Algumas aplicações desenvolvidas por terceiros vêm colmatar algumas das lacunas, como é o caso do Bluex que facilita a transfer~encia de ficheiros entre dispositivos usando uma ligação Bluetooth.
A aplicação recorre ao protocolo OBEX Push (uma norma standard para intercâmbio de informação e ficheiros) o que lhe permite interagir com outros terminais mesmo que estes não sejam baseados na plataforma Android.

Outra das vantagens desta aplicação é permitir ao terminal Android comunicar com impressoras Bluetooth, mesmo aquelas que existem nas lojas de fotos que permitem a impressão imediata das fotografias armazenadas no dispositivo ou no cartão de memória.
Porém, há um senão. Esta aplicação recorre a funções não documentadas ou oficiais do Android para conseguir usar o módulo Bluetooth, por isso só poderá ser instalada em dispositivo com acesso root.

Esta notícia já foi consultada 5238 vezes
 
 
Publicidade