13
Abr
Comissão Europeia sai em defesa dos serviços VoIP
por Pedro Ivo Faria
Os serviços de Voice-over-IP são já uma excelente alternativa aos serviços tradicionais de comunicação por voz, aproximando-se em termos de qualidade de som e superando-os largamente quando se fala de custos.
O recente lançamento do Skype para iPhone veio por em evidência algo que há muito se sabia mas que ninguém assumia publicamente: as operadoras estão a bloquear certos serviços de VoIP.

Depois de ter auscultado o mercado no final do ano passado, a Comissão Europeia prepara-se para criar um conjunto de regras que forcem as operadoras móveis a permitirem a utilização de serviços como o Skype nos terminais móveis.
Como actualmente cabe a cada país decidir as regras a que as operadoras móveis locais estão sujeitas, a comissário europeia para as telecomunicações – Viviane Reding – pediu aos países membros que penalizem as entidades que tentam usar a sua influência e liderança do mercado para impor aos seus clientes restrições a vários níveis.

A decisão da Deutshe Telecom de bloquear pura e simplesmente o serviço Skype nos seus terminais já está a ser analisada pela Comissão Europeia uma vez que há já quem ache que essa situação prefigura uma espécie de monopólio.


Esta notícia já foi consultada 4461 vezes
 
 
Publicidade