3
Abr
Skype faz as operadoras móveis vacilar
por Pedro Ivo Faria
O lançamento de uma versão do Skype para iPhone e a chegada anunciada de uma outra versão para Blackberry fizeram as operadoras móveis adoptar estratégias para minorar o impacto que a sua utilização terá nas suas actividades.
Empenhadas em não serem condenadas ao serviço de mero ‘tubos’ por onde passam os conteúdos e as comunicações, as operadoras tentam encontrar formas de evitar esta perda de receitas e excesso de tráfego sem alienar os seus clientes.

O bloqueio às comunicações via Skype ou simplesmente a proibição de utilização de produtos de Voice-over-IP têm sido adoptadas por algumas operadoras, com a Deutsche Telecom a liderar a lista das mais restritivas. No outro extremo encontra-se a Vodafone que já declarou publicamente que não tenciona implementar qualquer tipo de restrições nas suas redes.

A maior adopção dos sistemas de Voice-over-IP irá conduzir a uma sobrecarga das redes de comunicações sem que isso se traduza em vantagens directas para as operadoras. Em muitos casos haverá inclusive uma redução nas suas receitas fruto de tarifas mais baratas praticadas pela Skype e outros fornecedores de serviços VoIP.

Esta notícia já foi consultada 3073 vezes
 
 
Publicidade