22
Fev
MAC/PHY, comunicação Bluetooth através do WiFi
por Pedro Ivo Faria
Denominado Bluetooth over WiFi (o nome oficial é MAC/PHY), a nova norma de comunicações promete reunir a facilidade de comunicação e emparelhamento típicas do Bluetooth com as velocidades de comunicação do WiFi.
Em termos práticos são usadas ambas as normas mas em momentos diferentes. O processo de descoberta e emparelhamento entre dispositivos é efectuado via Bluetooth, protocolo esse que se mantém até existir necessidade de velocidades de comunicação mais altas.
Quando se tenta, por exemplo, transferir um ficheiro de grandes dimensões, o Bluetooth dá lugar ao WiFi e a velocidade sobe para os 54 mbps. Uma vez terminada a transferência, o módulo WiFi é desligado e o Bluetooth reactivado.


Esta abordagem é bastante mais vantajosa em termos de consumo de energia, mas requer chips específicos, ou pelo menos uma alteração nos já existentes, seja a nível de software ou de hardware.
Apesar de só obter o estatuto de norma oficial em meados de Abril, já existe um conjunto de fabricantes de processadores e terminais que apresentaram as suas propostas para integração em terminais móveis e computadores portáteis.

Esta notícia já foi consultada 3135 vezes
 
 
Publicidade