5
Dez
Em 2009 o Bluetooth chega aos 3Mb/s graças ao WiFi
por Pedro Ivo Faria bluetooth wifi
A próxima evolução do protocolo de comunicações Bluetooth deverá conhecer a luz do dia já em 2009 e prevê atingir logo na sua fase inicial velocidades de transmissão 10 vezes superiores às da versão actual (2.1).
Para alcançar este objectivo a Bluetooth SIG (Special Interest Group) pretende aproveitar as ligações WiFi ou UWB (Ultra WideBand) disponíveis embora mantenha a sua norma como base de gestão de comunicações.

Usamos uma ligação Bluetooth tradicional, com os seus perfis, protocolos e outros elementos estruturantes, e passá-la-emos ao rádio WiFi ou UWB logo que seja necessário enviar grandes volumes de dados. A ligação em si continua a ser gerida pelo rádio Bluetooth que é o que garante a melhor eficácia energética e de performance” – comentava Michael Foley, director executivo do Bluetooth SIG à CNet.

Numa fase inicial, que deverá ocorrer ainda 2009, existirá um período de transição, onde o objectivo é atingir os 3 Mb/s, e que servirá para avaliar a interoperacionalidade dos dois módulos de comunicações sem fios (Bluetooth e WiFi) existentes numa boa parte dos terminais móveis modernos.
Assim que a norma UWB começar a ficar mais divulgadas e disponível em dispositivos comerciais, o Bluetooth SIG pretende elevar as velocidades de comunicações para os 480 Mb/s através do aproveitamento das potencialidades dessa norma.

Esta notícia já foi consultada 3528 vezes
 
 
Publicidade