13
Nov
Bruxelas quer saber se as operadoras estão a bloquear as chamadas VoIP
por Pedro Ivo Faria
O braço executivo da União Europeia está a investigar a actuação de certas operadoras móveis europeias no seguimento de denúncias de que estas estariam a bloquear ilegalmente as chamadas de Voz sobre IP (VoIP) para evitarem a perda de receitas associadas.
A Comissão Europeia pretende que os serviços de Internet móvel em banda larga não tenham qualquer tipo de restrição e que produtos como o Skype possam ser usados no iPhone ou terminais Windows Mobile para efectuar chamadas de longa distância.

Na primeira fase da investigação, a Comissão Europeia enviou para certas operadoras sobre as quais recaem as suspeitas de actuação fraudulenta um questionário detalhado de forma a determinarem a forma de gestão das redes, largura de banda efectiva e restrições activas.
Sempre que questionadas sobre este tipo de prática as operadoras refugiaram-se na necessidade de assegurar a disponibilidade da largura de banda algo que é impossível de garantir casa haja uma utilização massiva de VoIP.
Os recentes avanços na largura de banda disponível, que já atinge os 7.2 Mbps em algumas zonas da maioria dos países europeus, vêm dar razão à Comissão Europeia e à sua pretensão de garantir uma maior transparência nos serviços de telecomunicações móveis.

Esta notícia já foi consultada 3618 vezes
 
 
Publicidade