29
Ago
Nokia torna suporte para VoIP mais complicado
por aikon voip
No momento em que as redes WiFi públicas atingem números muito interessante sendo já uma boa alternativa para quem pretende aceder à Internet a partir do seu computador portátil ou terminal móvel. Se as redes florescem, os terminais com suporte para WiFi apresentam um crescimento inconstante havendo fabricantes que inexplicavelmente os excluem de produtos de gama alta.

Esta abordagem visa responder aos anseios da operadoras móveis que são incapazes de combater este crescimento das formas alternativas de acesso à Internet móvel em banda larga e que impedem que o volume da sua facturação não acompanhe o crescimento da tecnologia.
Mas o crescimento paralelo do número de redes wireless domésticas os tem sensibilizado os utilizadores para a utilização desta tecnologia, o que vem penalizar as marcas que, unilateralmente, resolveram abdicar deste tipo de funcionalidade. A verdade é que começa a existir alguma dificuldade em venderem-se terminais dirigidos para utilizadores profissionais (os principais clientes das operadoras móveis) sem conectividade WiFi.

Incapazes de impedir a integração desta tecnologia nos terminais actuais, as operadoras experimentam outro ângulo de ataque, onde a preocupação já não é o acesso à Internet mas sim a realização de chamadas usando produtos de Voice-over-IP (VoIP).
Sensível a este ‘problema’ a Nokia decidiu fazer uma acção de charme junto das operadoras e anunciou que as próximas versões do Symbian S60 3rd Edition não contarão com o stack VoIP, tornando mais complicada a utilização desta tecnologia.

Os primeiros terminais amputados desta tecnologia a chegar ao mercado serão o ‘mais que tudo da marca’, o Nokia N96 e o Nokia N78, dois terminais com grandes ambições mas que foram diminuídos de funcionalidades.
Mas se uma boa parte das aplicações baseadas em VoIP que recorrem à estrutura standard de comunicações (SIP) deixarão de funcionar (Gizmo, …), continuam a existir aquelas que se baseiam em protocolos proprietários como o Skype ou que implementam a solução da totalidade como o Truphone.

Fonte: JKonTheRun

Esta notícia já foi consultada 5163 vezes
 
 
Publicidade