14
Mai
2012
Desenhar uma aplicação móvel é um processo complexo que envolve alcançar o equilíbrio entre o espaço disponível no ecrã e a necessidade de se apresentar bastante informação sem que esta fique confusa ou demasiado extensa.
A nova versão da aplicação Facebook para Android introduz uma alteração significativa na forma como as formas anexadas aos feeds são apresentadas, o que acaba por representar uma melhor aproveitamento do espaço livre.



Para trás ficam os espaços em branco que deram origem a fotos de maiores dimensões e com uma distribuição mais inteligente. Em média cada imagem ocupa agora três vezes mais área de ecrã mas todo o resto da interface permanece imutável.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 15736 vezes
14
Mai
2012
Poucos dias depois de ter lançado a sua aplicação para iPad, a LinkedIn apresentou também uma versão para a plataforma Windows Phone. Com mais ed 150 milhões de utilizadores, o LinkedIn é uma das maiores redes sociais da actualidade com a particularidade de estar focada nas relações profissionais entre os seus membros.



A aplicação para Windows mantém-se fiel ao design MetroUI da plataforma e conta com algumas funcionalidades que promovem a sua integração no sistema operativo. Uma Live Tile vai informando o utilizador acerca das novidades, as push notifications ajudam a fazer chegar a informação em tempo real e a integração com o People Hub simplifica as formas de contacto com outros membros.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 21523 vezes
9
Mai
2012
A Google anunciou que a aplicação Google+ recebeu uma remodelação geral que a tornou mais atraente, intuitiva e abrangente. Com esta nova versão a Google pretende estender os momentos que queremos partilhar com amigos e familiares aos telefones móveis aproveitando a riqueza de imagem disponível nos ecrãs HD.



Imagens e vídeos assumem uma posição central na nova interface que integra agora vários detalhes que tornam a esperiência de utilização mais rica. Dos elementos que ‘flutuam’ sobre os conteúdos até ao efeito parallax que resulta numa deslocação diferenciada para o primeiro e segundo planos, houve um esforço para enriquecer a navegação na aplicação para além dos próprios conteúdos.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 23293 vezes
9
Mai
2012
Um dos pontos altos da apresentação do Samsung Galaxy S III foi o anúncio de que a versão Android da aplicação Flipboard já se encontrava concluída e que brevemente estaria disponível no Google Play.
O facto de só estar disponível para o novo terminal da Samsung nesta fase foi um verdadeiro ‘balde de água fria’ para todos quantos há muito esperam por uma versão Android da popular aplicação para consulta e leitura de notícias.



Se para os utilizadores iOS este tipo de situação seria uma caso do tipo ‘paciência, temos de esperar’, para quem usa um terminal Android há outras soluções. Uma delas é dar ‘uma saltada’ ao fórum XDA Developers, descarregar a aplicação (versão não oficial) e instalá-la manualmente no seu terminal.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 22371 vezes
8
Mai
2012
Pouco antes do Facebook ter adquirido o Instagram, a companhia que se notabilizou pela sua aplicação para partilhar fotos através das redes sociais foi abordada pelo Twitter que procurava uma forma rápida de alargar o seu leque de serviços.
Essa aquisição deu espaço para que outros projectos brilhassem e assumissem esse papel.



A remodelação do Twitpic aproximou-o mais ainda do Instagram e veio dar-lhe funcionalidades que eram muito próprias dessa aplicação.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 17441 vezes
8
Mai
2012
A Nokia apresentou a primeira versão (em fase beta ainda) da sua aplicação de realidade aumentada para a plataforma Windows Phone 7. O Nokia City lens recupera algumas funcionalidades já vista no Nokia City lens para MeeGo (Nokia N9) mas insere-as num ambiente mais tradicional.



Tal como acontece com o Wikitude para Windows Phone, a aplicação apresentada pelos Noklia Beta Labs tem como o seu ponto mais forte a capacidade de sobrepor informação geolocalizada à imagem que está a ser capturada pela lente da câmara fotográfica.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 25471 vezes
5
Mai
2012
Ao contrário de outros fabricantes, a RIM não está à espera de conseguir colocar os primeiros terminais baseados na sua futura plataforma móvel para introduzir certas tecnologias. Um desses sinais é a integração de chips NFC numa boa parte da sua gama actual baseada no Blackberry OS 7.



Com este tipo de tecnologia abre-se um grande leque de possibilidades onde se incluem os serviços de pagamentos móveis, a automatização do emparelhamento via Bluetooth, a partilha de informação, ficheiros e documentos e a capacidade de se executarem certas tarefas de uma forma quase automática.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 23534 vezes
5
Mai
2012
O crescimento galopante da plataforma Android fez outra ‘vitima’: o Opera Mini. O popular browser norueguês deixou de ser o mais usado entre os dispositivos móveis depois de vários anos a dominar sem qualquer tipo de oposição palpável.
O browser nativo do Android é agora o mais usado do segmento móvel muito embora não disponha de uma boa parte das funcionalidades encontradas no Opera Mini e no Opera Mobile.



A Opera vê agora na diversificação de plataforma, algo que já a fazer no passado, uma forma de se manter competitiva e de minorar o efeito resultante da adopção massiva do browser do Android.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 20986 vezes
2
Mai
2012
Apesar de estar nas mãos da Microsoft, o Skype continua a evoluir significativamente nas plataformas móveis concorrentes ao Windows Phone. Enquanto que a experiência de utilização na plataforma móvel da própria Microsoft é sofrível, os utilizadores Skype que dispõem de um iPhone ou um terminal Android continuam a ser presenteados com novas funcionalidades que tornam a sua utilização ainda mais rica.



A versão mais recente – 4.0 para iPhone e 2.8 para Android – traz algumas novidades que melhoram a experiência de utilização e, como é habitual, incluem as já tradicionais melhorias em estabilidade, performance e alguns bugs encontrados nas versões anteriores corrigidos.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 27221 vezes
29
Abr
2012
O lançamento da aplicação Clear para o iPhone veio demonstrar que era possível criar-se uma aplicação totalmente funcional sem menus, ícones, tabuladores ou todo o tipo de ‘modernices’ encontradas nas aplicações móveis.



O TinyList para Android segue o mesmo conceito, refina-o mas acaba por cair na necessidade de incluir um conjunto de ícones na barra superior da aplicação.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 25989 vezes