19
Abr
2005
Quando no íncio do ano a HP Portugal nos abordou no sentido de saber se tinhamos mais alguma aplicação na linha o Mobilympics prevista para 2005 estávamos longe de imaginar a dimensão que a nossa proposta iria tomar.

Levando em consideração a envolvência que a HP tem na Formula1 - é o patrocionador principal assim como o parceiro tecnológico da BMW.Williams - a projecção que este desporto tem a nível mundial e a existência de um piloto Português no campeonato deste ano foi proposta uma aplicação que permitisse acompanhar a época de 2005 do Campeonato do Mundo de Formula1.

Das duas línguas originalmente propostas rápidamente se passou a 8, depois 16, até chegarmos à versão final disponível simultâneamente em 21 línguas.
Mais dificil de imaginar, na altura, é que esta aplicação seria apresentada e aprovada pela equipa BMW.Williams, pela própria FIA e pela entidade organizadora - incluindo o Sir Bernie Ecclestone - tornando-se o que mais aproximado existe de uma aplicação oficial da Formula1 (o facto de ser proposta por uma entidade externa não lhe permite ter esse estatuto).

Mais uma vez, de forma a assegurarmos que esta aplicação seria distribuída gratuitamente foi necessário encontrar um parceiro/patrocionador tendo a escolha recaído sobre o program iPAQ Choice, uma loja online dirigida a clientes da HP residentes no espaço EMEA.
Por outro lado a ligação ao iPAQ Choice permitia-nos chegar a muitos mais utilizadores finais e beneficiar de uma estrutura de distribuíção de software já existente.


Características
  • Disponível em 21 línguas - Português, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Holandês, Italiano, Sueco, Finlandês, Polaco, Húngaro, Búlgaro, Romeno, Lituano, Letónio, Estónio, Esloveno, Croata, Russo, Grego e Turco.

  • 19 Circuítos - toda a informação relevante como local, horário (em hora local), comprimento da pista, record, etc,

  • 10 Equipas - Foto, Pilotos, Motor, Pneus, Director, WebSite, …

  • Mais de 25 pilotos - os terceiros pilotos que só actuam na sexta-feira e sábado de manhã também estão incluído,

  • Actualização da informação via internet,

  • Língua pode ser alterada durante a execução da aplicação,

  • Informação sobre a ligação da HP à Formula1 e site de apoio,

  • Navegação simplificada com recurso a
  • links cruzados, botões de Retorno, Anterior e Seguinte,

  • Compatível com QVGA, VGA, Real VGA tanto em Portrait como Landscape,

  • Compatível com o ecran quadrado do HP iPAQ Messenger (já testado com um equipamento real).

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 17031 vezes
6
Abr
2005
Numa análise rápida aos acessos a este site concluímos que a página relativa aos Hostspots era a segunda mais visitada (logo a seguir à página principal).

As cerca de 100 consultas diárias levaram-nos a acreditar que o interesse pela tecnologia sem fios é um dado adquirido e que cada vez mais utilizadores procuram estar 'ligados' mesmo quando estão ausentes do local de trabalho ou de casa.

Porém a disponibilidade desta informação, apenas via internet, coloca um problema ao utilizador: para saber onde estão os hotspots mais proximos precisa de já ter uma ligação à internet.
Ou seja, necessita de planear com antecedência qual o hotspot que pretende utilizar pois se não tiver um disponível não tem como aceder à informação.

Partindo deste ponto 'nasceu' mais uma aplicação criada e desenvolvida pela equipa do pcdebolso.com que, tal como o Futebol no Bolso, é distribuída gratuitamente por cortesia da Microsoft Portugal.

O objectivo é o de proporcionar ao utilizador uma ferramenta de consulta da localização, tipo e fornecedor dos hotspots existentes em Portugal mas funcionando localmente no PocketPC.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 13928 vezes
25
Fev
2005
No seguimento do Euro de Bolso e do Mobilympics, temos o prazer de anunciar o lançamento de mais uma aplicação gratuita desta vez dirigida aos amantes de futebol.

O Futebol de Bolso destina-se aos PocketPCs e é composto por uma aplicação e um plugin para o ecran de Today.
Caso o seu dispositivo seja anterior ao Windows Mobile 2003 necessitará de ter instalado o .NET Compact Framework.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 14056 vezes
3
Fev
2005


"Adeus Personal Digital Assistants (PDA), benvindos Mobile Media Companions.".
Esta é a forma como a HP caracteriza a linha iPAQ rx37xx, não como vulgares PDAs mas como equipamentos multimédia pessoais.

Estes dispositivos continuam a ser baseados no Windows Mobile - neste caso na versão 2003 Second Edition - e a incluir o já habitual conjunto de aplicações de produtividade mas a componente multimédia é aquela que mais se destaca.

A família HP iPAQ rx37xx é composta por três elementos - o rx3115, o rx3415 e o rx3715. É sobre o último, o mais completo dos três, que irá incidir a nossa análise embora a maior parte das considerações possa ser aplicada aos outros modelos.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 15486 vezes
13
Jan
2005
2004 foi um ano bom para o Windows Mobile. Não só os PocketPCs e Smartphone se tornaram melhores dispositivos com a adopção de ecrans VGA, processadores a 624 MHz, capacidade USB Host, co-processadores gráficos, etc, como também a família foi alargada com a apresentação dos Windows Portable Media Centers.
 
As capacidades multimédia dos equipamentos móveis acompanharam este crescimento e melhoria de desempenho daí que o lançamento de uma nova versão do Windows Media Player - mais própriamente a versão 10 - tenha que ser vista como uma consequência natural desta evolução.
 
Pouco depois do lançamento oficial do Windows Mobile 2003 Second Edition a Microsoft apresentou o Windows Media Player 10 para PocketPC e Smartphone.
Ao contrário do que vinha a acontecer até então, desta vez a Microsoft não disponibilizou directamente a actualização para a versão 10, deixando ao critério dos fabricantes a sua integração nos novos equipamentos e a criação dos pacotes de instalação para os já existentes.
 
Tal como tinham acontecido com o Windos Mobile Second Edition a maior parte dos fabricantes acabou por não disponibilizar uma actualização para os equipamentos já existentes integrando apenas o Windows Media Player 10 nos equipamentos novos.
As excepções foram uma mão-cheia de dispositivos cujo lançamento ocorreu algumas semanas antes do anúncio oficial.
São o caso do HP iPAQ rx3715 ou do Dell Axim X30 para os quais existem actualizações de ROM (ROM Update) que já incluem a versão mais recente.
 
O objectivo deste comparativo é expôr os pontos onde as duas versões são divergentes, quais os pontos melhorados ou alterados e se existem vantagens palpáveis da versão 10 relativamente à anterior.ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 13107 vezes
4
Jan
2005



Um dos problemas mais comuns e incontornáveis nos equipamentos móveis é a gradual redução da capacidade da bateria.
Por muito cuidado que se tenha com o seu carregamento, e mesmo aqui existem vozes discordantes relativamente ao método mais adequado para manter toda a vitalidade das baterias de ions de lítio, mais cedo ou mais tarde acabará por constatar que a autonomia do seu PocketPC ou Smartphone é menor e que o tempo necessário para o recarregar é cada vez mais longo.
 
A solução mais simples foi a dotação destes equipamentos com baterias amovíveis o que permite que, quando o tempo de vida útil se esgota, seja fácil substituí-la conservando o dispositivo.
Mas nem todos os equipamentos, por questões de design ou posicionamento no mercado (leia-se 'preço'), usufruem desta característica o que os torna, ao fim de algum tempo, inúteis.
Mesmo a aquisição de uma nova bateria, hoje em dia, já é encarada com algum cepticismo já que o seu preço não está muito distante do preço de um equipamento novo.
 
É a pensar nestes equipamentos que a BatteryLife lançou o BatteryLife Activator, um 'penso rápido' para baterias que já conquistou alguns prémios internacionais.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 12093 vezes
28
Dez
2004



A aquisição de um PocketPC para muitos não é um acto que seja tomado de ânimo leve já que os preços praticados são pouco acessíveis.
O caso agrava-se ainda mais quando a opção é um dos modelos de topo de gama que, regra geral, ultrapassa os 500 euros.

A necessidade de proteger o investimento leva bastantes utilizadores a adquirirem uma capa ou bolsa de protecção já que as que acompanham o dispositivo, apesar de serem de boa qualidade, não garantem um protecção eficaz principalmente contra torção.

Aproveitando o facto de termos alguns equipamentos para testes emprestados pela HP Portugal, a InnoPocket enviou-nos algumas capas rígidas para que fosse avaliada a sua robustez e nível de protecção oferecida.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 11693 vezes
17
Dez
2004
Foi necessário esperar alguns anos para assistirmos ao lançamento global do primeiro produto da HP a conjugar as vantagens de um PDA com a funcionalidade de um telemóvel. Na verdade já antes a HP tinha tentado por duas vezes colocar no mercado um produto similar.
Ainda antes da fusão com a Compaq foi lançada uma série muito limitada do Jornada, mas as limitações causadas pelo elevado consumo energético do equipamento não lhe permitiu alcançar qualquer tipo de destaque.
Pela mesma razão o modelo baseado no HP iPAQ h5450, supostamente chamado iPAQ h5650, nunca chegou ao mercado.

Desta vez, a HP decidiu abdicar dos processadores construídos pela Intel e pela Samsung apostando na vasta experiência que a Texas Instruments tem na criação de processadores para telemóveis. Se a autonomia alcançada é fabulosa já a diferença no desempenho global do iPAQ, quando comparado com outros equipamentos, é notória.

Aliás é esta a característica que distingue o iPAQ h6340, por exemplo, dos Qtek. O iPAQ apresenta-se como um Telemóvel + PDA, priveligiando a autonomia, enquanto que os outros fabricantes preferem oferecer equipamentos do género PDA + Telemóvel pondo enfase no desempenho global.

Este iPAQ, para além de incorporar as funcionalidades GSM / GPRS, apresenta ainda suporte para Bluetooth e WiFi o que o torna um comunicador nato. De destacar a ausência da câmara digital integrada ao contrário do que acontece com as versões lançadas no mercado americano.

[LINHA]

Equipamento
Ao abrir a caixa do HP iPAQ h6340 poderá encontrar o seguinte material no seu interior:
  • HP iPAQ h6340,
  • Teclado QWERTY amovível,
  • Bateria de 1800 mAh,
  • Base de sincronização com capacidade de carregar, simultaneamente, uma segunda bateria,
  • Bolsa de transporte em cabedal,
  • Auricular (jack de 3,5 mm) + conversor 2,5 mm / 3,5 mm caso perfira optar por outro tipo de auricular,
  • Transformador + acessório para ligação directa ao PocketPC,
  • CD com ActiveSync e Microsoft Outlook 2002.
Como primeiras reacções ao material há a registar, pela positiva, a bolsa de transporte robusta com espaço para dois cartões SD e a base de sincronização que pode carregar simultâneamente uma segunda bateria mesmo sendo a de 3600 mAh
Do lado dos pontos negativos temos a ausência da câmara digital e o facto da antena ser (muito) saliente.ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 12127 vezes
18
Nov
2004
Mega Teste iPAQ
por pcdebolso


O ano de 2004 foi de grande actividade para a HP. O mais bem-sucedido fabricante de equipamentos baseados no Windows Mobile renovou práticamente a totalidade da sua gama desde os modelos de entrada de gama até ao novo dispositivo que integra as funcionalidades de um telemovel no PocketPC.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 12665 vezes
4
Set
2004
Numa tradução simplicista 'PocketPC' significa qualquer coisa como 'PC de Bolso'.
Porém a popularidade deste tipo de dispositivo foi cimentada muito devido ao factor 'de bolso' em franco detrimento do factor 'PC'.
Na hora da compra as dimensões gerais do dispositivo acabam por ter muito mais peso que algumas características (ecrã maior, bateria de maior capacidade, expansibilidade, etc).

Já por algumas ocasiões se questionou se os PocketPCs teriam atingido a maturidade suficiente para substituir, em alguns casos, os Laptops. Na maior parte das vezes a resposta foi um 'não' redondo, em outras foi também 'não' e nas restantes foi um 'nim'.
Numa comparação directa um PocketPC dificilmente poderá substituir um laptop a menos que se trate de um Toshiba e800 com o Presentation Pack. Este pequeno acessório adiciona ao PocketPC uma saída VGA (resolução máxima de 800x600) e suporte para USB.
Poderá parecer pouco para inverter a tendência de 'que para trabalhar é necessário pelo menos um Laptop' mas uma análise mais profunda às novas capacidade do Toshiba e800 poderá demonstrar que essa afirmação não é tão linear como poderá parecer à primeira vista.ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 13347 vezes
 
 
25 177 701 visitantes
5427 online neste momento